sábado, 23 de outubro de 2010

Dicas de como rebaixar um carro no chão


Rebaixar carros é um costume cada vez mais presente entre as pessoas que gostam de personalização. É fato que a maioria dos carros fica mais bonitos quando estão rebaixados, mas você realmente sabe como rebaixar seu carro e se é bom fazer isso?

Primeiro, vamos aos fatos quase que óbvios. Se você acha que apenas rebaixando seu veiculo ele vai ganhar mais estabilidade, se engana totalmente. Todo carro é projetado para manter a estabilidade dentro dos limites propostos pelo fabricante. Ou seja: para rodar com o carro original, a mudança na suspensão só vai trazer mais problemas. Já em carros preparados, a conversa é outra.

Você percebe que carros de corrida são rebaixados, mas há toda uma ciência por trás disso. Além de rebaixar os veículos, mecânicos e engenheiros trocam pneus, colocam barras estabilizadoras, reforçam freios e fazem cálculos extremamente precisos para que o carro fique com boa aerodinâmica e não saia do chão com facilidade.

O grande erro das pessoas que costumam rebaixar carros, é utilizar métodos inapropriados. Talvez o que a galera mais faça por aí é cortar as molas da suspensão e continuar com o mesmo amortecedor. Ou então resolvem rebaixar o carro esquentando as molas. Até alguns anos, revistas e especialistas diziam que aquecer a mola é bem melhor, mas também erraram.

A mola aquecida fica com um curso menor e seus elos acabam se chocando facilmente. As molas cortadas, vão fazer com que o curso do amortecedor fique diferente, acaba sobrando mola. Mas até então ninguém dá a mínima pra isso, afinal o carro é de rua. Mas alterações tão simples já podem fazer o carro capotar em velocidades absurdamente baixas.

Eu poderia dizer que não acho seguro rebaixar carros de rua, mas se tudo for feito da maneira certa, o resultado é muito bom e o cliente fica feliz (até encontrar lombadas e buracos).

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